domingo, 29 de novembro de 2009

" De Kitsch e de louco, todos nós temos um pouco..."

A palavra Kitsch vem do Alemão “verkitschen”,o termo é utilizado para categorizar objetos de valor estético exagerado,que são considerados inferiores à cópia existente.

O Kitsch é uma estética que surgiu nos anos de 1960 e defende a idéia da produção para o consumo. Objetos e produtos tomam o lugar das coisas naturais, criando assim, um mundo artificializado. Essa estética nasce para suprir a demanda de uma classe média em ascensão que desejava participar do “universo da arte”, tudo por uma questão de status social.
O Kitsch é brega, e caracteriza pela ausência de estilo,é uma mercadoria ordinária,uma cópia artificial,plastificada,de algo real.
Produções de caráter decorativo que são carregadas de valores simbólicos e sentimentais.
Vestuários produzidos em larga escala e aquelas cópias “idênticas” de roupas e acessórios de marcas caras vendidas nesses shoppings populares por um preço mais acessível, porém de material inferior. Consumir se torna a alegria da massa. O consumismo se alimenta do prazer hedonista que a aquisição de um objeto provoca na pessoas.

Alguns exemplos do Kitsch:











Protagonistas do Kitsch:

David Lachapelle:




O Kitsch na Moda:


Vitrine Kitsch


Ronaldo Fraga e o Kitsch:

Ronaldo Fraga é um estilista mineiro famoso por sua forma irreverente de ser e criar. É possível perceber a apropriação de ícones da moda, ou da cultura popular a fim de produzir uma coleção crítica e reflexiva.

Porém todo esse trabalho é concebido de forma divertida, com estampas, modelagem e produção, extremamente, “over”, caracterizando uma atitude Kitsch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário